Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tartaruga-tigre-d'água

tartaruga-tigre-d'água (Trachemys dorbigni) é uma tartaruga aquática e onívora, que vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas. Para fora do Brasil, esta espécie pode também ocorrer em parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.
Na época de reprodução, a fêmea desova até mais de 10 ovos por postura (em média). Os ovos eclodem após 2 a 4 meses. Os juvenis medem cerca de 3 cm à saída do ovo, enquanto que os adultos podem atingir 30 a 35 cm de comprimento. As fêmeas são geralmente maiores que os machos.
As Tartarugas-tigre-de-água podem viver até 100 anos e são, por diversas vezes, ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Esta espécie, bem como a sub-espécie norte-americana Trachemys scripta elegans, começa a surgir em lugares fora do seu habitat natural, como o Lago Paranoá em Brasília, possivelmente oriundas de abandono dos donos. A espécie norte-americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos.
Tartaruga-tigre-d'água
Tartaruga-tigre-d'água, aprox. 2 anos de idade
Tartaruga-tigre-d'água, aprox. 2 anos de idade
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Ordem:Testudines
Família:Emydidae
Género:Trachemys
Espécie:Trachemys dorbigni
Nome binomial
Trachemys dorbigni
Duméril & Bibron, 1835

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ImageChef Custom Images